pinterestslideshare2twitter2youtube2google2face2insta2

logormarca2

Derbake
Escrito por Pedro Françolin   

pedro_francolinO Derbake é um instrumento de percussão originário dos países árabes, no Oriente Médio.  O instrumento recebe diversos nomes e diversas variações em sua estrutura, dependendo da região ou país de utilização.

O termo derbake, ou derbak, ou durbak, ou dirbakki, independente da pronúncia ou da escrita, é utilizado em países como Síria, Líbano, Jordânia e Palestina, e possui uma pele de 15 cm de comprimento sendo muito semelhante ao Tabla Egípcio.

No Egito, o instrumento recebe o nome de Tabla e possui uma pele de 15 cm de diâmetro. Na Turquia o nome é  Darbuka e pode ser encontrado também com uma estrutura diferente do instrumento tradicional. Pode possuir os aros e parafusos de afinação no exterior do instrumento.  

No Iraque, por exemplo, o instrumento recebe o nome de Dunbug ou “Tabla Iraquiana” e possui uma pele de 3 cm de diâmetro, encantando as tradicionais músicas do país: os Khaleeges.  

Pode ser feito de Barro ou madeira com peles de couro de peixe/carneiro ou pode ser feito de Alumínio fundido com pele de nylon sintético, dependendo da sua freqüente utilização ou do gosto do músico. Derbake

Antigamente, os músicos utilizavam-se do derbake de madeira ou barro, e revestimento em pele de animal. Porém, com a freqüente necessidade de utilização do instrumento com uma melhor afinação, em diversos tipos de climas, construiu-se o instrumento de estrutura de alumínio e pele artificial, pois a afinação era mantida independente do clima da região, não precisando aquecer a mesma para obter uma afinação mais adequada.

O SOM

O instrumento se caracteriza pela sua variação de belos e encantadores sons, formados pelos seus extremos sonoros.

De um lado o Dum se fixa como o som mais grave e do outro lado o Tak se fixa como o som mais agudo. A partir desses toques obtêm-se variações como o “Pop-Ponta”, “Sak”, dentre outros.  

O “pop ponta”, toque apelidado por alguns derbakistas, é a junção de um tak (agudo) com o abafamento de apenas um dedo sobre a pele.

O sak é um dos toques mais fortes do instrumento. É como se fosse um estouro. Causado com um toque onde a mão do músico faz quase um formato de concha para atingir o instrumento.  

OS RITMOS

Através de uma combinação de suas combinações, o derbakista ou “tabla”, como são conhecidos estes músicos no Egito, montam seus ritmos e marcações, montando assim seus solos de derbake.

O solo de derbake é composto de ritmos e marcações. Extremos altos e baixos no aspecto velocidade e sonoridade.Estrutura Derbake É no solo de derbake que a bailarina e o músico entram em “confronto”, onde ambos se desafiam para assim formarem uma bela apresentação.

O derbake também é considerado um dos instrumentos principais dos conjuntos árabes. Como fornece uma base ritmica, tem por função dar a estrutura para toda a música.  As variações de possíveis brincadeiras do músico dão as nuances na melodia.

PERSONALIDADE E ESTILO

Conhecer uma grande variedade de ritmos é condição essencial para um bom derbakista, pois o mesmo precisa estar apto para tocar o ritmo que for pedido, seja ele na música com banda ao vivo, ou em solo de derbake. O mesmo serve para a bailarina, pois a mesma necessita estar em constante harmonia com o músico e com a música, mesmo que não seja um solo de derbake.

Também é importante o conhecimento dessa grande variedade de ritmos para o derbakista e a bailarina conseguirem criar o seu próprio estilo de tocar e dançar respectivamente, para assim encantarem a todos com algo novo e muito bonito de se assistir.

Publicado originalmente em www.derbake.com.br

Pedro Françolin
www.derbake.com.br
pedro@derbake.com.br
(11) 9966-0407

Leia outros artigos aqui!

Comentários
Busca
Somente usuários registrados podem comentar!

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 
Banner
Banner
__________________
Banner
_____________________
Banner
___________________
Banner
Banner
_________________
Banner
______________________
Banner
___________________
Banner
_________________
Banner
____________________
Banner
__________________
Banner
___________________
Banner
__________________
Banner
____________________
Banner
__________________
Banner
_________________
Banner
__________________
Banner
___________________
Banner
___________________
Banner
____________________
Banner
_________________
Banner
__________________
Banner
_________________
Banner
_________________
Banner
___________________
Banner

logorodape

 

2011 - Central Dança do Ventre. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Central Dança do Ventre