Esqueci minha senha

Estudo da Música Árabe

Escrito por Gisele Surian

 Gisele Surian - Dança do Ventre

 

 

 

Olá pessoal, primeiro gostaria de agradecer a Mari e a equipe CDV pelo convite para escrever este artigo. Também agradecer às minhas professoras Hanna Hadara e Mahira Hasan, que foram elas que me inspiraram e me ensinaram sobre o assunto desse artigo “Estudo de Música Árabe para Improvisação”.

 

Quando me mudei para São Paulo em janeiro de 2012, me deparei com muitas coisas novas na área da dança do ventre, e uma delas que me dava muito medo era o bendito IMPROVISO.  Nunca na minha vida até então ele me tinha sido exigido, até eu chegar às aulas delas Hanna e Mahira. Foi um momento de total desconstrução da minha dança para a construção dessa nova maneira de expressar a minha dança através do improviso.

 

Durante as aulas minhas professoras me ensinaram cada uma à sua maneira, um modo de estudar a música antes de partir para o improviso. Uma mais técnica e metódica (a famosa foto da tabela que publiquei no instagram) e a outra mais sentida e visual na qual será desenhada a melodia. Vou explicar um pouco das duas formas que uso para poder estudar a música quando vou improvisar.

 

Quando comecei as aulas com a Mahira em uma de suas aulas ela me ensinou como eu iria estudar uma música. E me mostrou como fazer aquela tabela. Às vezes dependendo da música, tinha mais ou menos itens. Porém tem itens que não podem faltar:

 

-Tempo: minutagem da música;

-Parte da música: se é a entrada, ou a melodia principal, break, etc;

-Ritmo: neste item você deverá saber reconhecer os ritmos que vão surgindo na música;

-Compasso: contar quantos compassos de cada ritmo aparece em cada parte da música;

-Instrumento: reconhecer qual o instrumento está mais evidente na música;

-Intensão: qual o seu objetivo nesta parte da música;

-Passo: quais os passos você pode trabalhar neste momento.

 

 

Os opcionais não deixam de ser importantes, mas algumas vezes eu não uso em meu estudo, depende muito da música:

 

-Andamento: se é lento, médio, rápido, etc;

-Brilho: este não se preenche em toda a tabela, e sim nos momentos especiais da música em que se pode fazer algo só seu “Passo de Luz”.

 

 

 


 

estudo_musica_arabe

 

Quando a Mahira me ensinou eu fazia manualmente em folhas de caderno, mas ficava feio e como virginiana eu só via uma bagunça de informações – risos. Então no começo deste ano eu fiz a tabela no computador, o que me ajuda, pois quando escuto a música já estou em frente a ele, então fica muito mais fácil só dou o pause na música e vou preenchendo a tabela.

 

 

musica_arabe

 

Claro que é necessário que se escute a música várias vezes para poder preencher a tabela o mais completa possível.

 

Nas aulas com a Hanna um dia num ensaio ela nos deu como tarefa escutar a música e desenhar em uma folha de papel o que a gente ouvia. Aquele taksim não entrava em mim, não conseguia entender, e na época não conseguia compreender essa tarefa, chorei, fiquei nervosa e sem entender. Tem coisas que precisamos estar preparadas para entender e aceitar, talvez aquele não fosse o momento de entender. Bem, mas nenhum conhecimento é perdido, essa tarefa ficou guardada em minha mente, tentava até que um dia após uma aula particular ao vê-la dançar entendi perfeitamente o que ela queria dizer há um ano atrás.

 

desenho_musica_arabe

 

O desenho que está no papel é visualmente a música que escutamos, com suas nuances, breaks, retomadas e tudo mais de sensações que a música árabe nos traz quando escutamos. E é esse o papel da bailarina mostrar visualmente a música tocada. Como fala Hossam Ramzy: “A verdadeira arte da Dança Oriental é visualmente ouvir a música”.

 

Vídeo explicativo:

 

A música do vídeo explicativo é a música que escolhi para participar do concurso profissional Interamericano de Danças Árabes CIAD Bauru em novembro de 2014. As pessoas devem pensar: “que louca em concurso não é hora de improvisar”, e eu digo “Por que não?” Esta é a forma que me preparei para esse concurso, foi um desafio!

 

Neste link tem a tabela para download: http://www.4shared.com/file/mJtttTfhce/TABELA_ESTUDO_DA_MSICA_RABE.html

 

Gisele Surian é Professora de Dança Oriental na Cidade de Araçatuba-SP
http://giselesurian.blogspot.com.br/ | giselesurian.bailarina@gmail.com

 

E você criou maneiras de estudar a música árabe? 

 

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

dançaliteraturabailarina bailarina central danca do ventreartigorevista vídeos musicabailarina homenageada arte egito homenagem homenageada brasil cairo professora dança do ventre