Esqueci minha senha

Página Facebook X Site X Anunciar na Dança do Ventre

Escrito por Mariana Lolato

 

 

Muita gente já me perguntou qual a diferença entre ter site e anunciar, e também entre ter uma página no Facebook e anunciar. Teve quem também dissesse que por ter um não precisaria ter o outro. Por isso notei que é uma dúvida muito comum e decidi explicar melhor aqui. Você vem comigo?

 

Ter site, ter página no Facebook e anunciar são coisas diferentes e complementares. Uma não substitui a outra, pelo contrário, uma fica melhor com as outras. Vou explicar porquê.

 

As 3 são diferentes formas de divulgar seu trabalho e se complementam. Bom, vamos conhecer melhor cada uma delas:

 

 

PÁGINA NO FACEBOOK

Você deve navegar bastante no Facebook e deve ter notado que lá tem muita gente da Dança do Ventre e que as pessoas estão sempre se relacionando. Seja curtindo fotos, comentando em postagens, ou escrevendo comentários. É por isso que você também precisa estar lá. Mas não estou falando de estar lá como pessoa física interagindo (este você já deve estar, né?)

 

Mas se você vive da dança você precisa ter uma Página e não um Perfil, pois neste caso sua presença é profissional, com a finalidade de divulgar e fazer novos negócios. (se você ainda não sabe a diferença entre eles, veja esta matéria aqui.

 

A criação da Página no Facebook é grátis e seu objetivo é mostrar um pouco do cotidiano do seu trabalho. Os cartazes de Shows que você vai participar, vídeos de apresentações que você fez, álbum de fotos da sua nova coleção de figurinos.

 

Responder aos comentários, interagir com postagens que você gosta também é importante. E lembra sempre de ser gentil e educada. Tente não escrever o que você não diria pessoalmente a alguém, pois lembre sempre que atrás de uma tela há uma pessoa que merece nosso respeito. =)

 

Ah, lembra de contar na Descrição da sua Página o que você faz. É bailarina, tem escola? Qual o endereço? Site, email, telefone. Escrevi uma matéria com mais dicas do que escrever na Descrição, veja aqui.

 
...................................................................................

 

SITE

Um site é como um cartão de visitas virtual, ou melhor dizendo, é uma vitrine digital do seu trabalho. Ele serve pra mostrar mais do que você faz, com isso despertando o interesse da pessoa pra te procurar e te contratar, tudo isso de uma maneira diferente da que o Facebook faz.

 

No site o objetivo não é se relacionar, mas mostrar com o que você trabalha.

 

Então se você é bailarina é importante você colocar no site fotos e vídeos, seus dados de contato, locais onde dá aulas, entre outros.

 

Se você tem escola é importante divulgar o endereço, as modalidades de aulas que oferece, qual o horário de funcionamento, etc.

 

O ideal é que você contrate um profissional ou uma agência pra fazer seu site, pois eles entendem de como se faz um site bom e funcional. Mas se a grana estiver curta neste momento, aproveite as opções de sites grátis que têm no mercado pra não ficar sem seu site. Mas quando a situação financeira melhorar, procure um profissional, você não vai se arrepender!

 

O assunto sobre site é bem grande, porque engloba temas sobrequais os gastos que se tem, onde hospedar, quem pode fazer, quando atualizar, o que colocar nele, etc. Mas fica tranquila, que eu já estou preparando várias matérias sobre isso (fica de olho!).

 

Bom, acho que deu pra ter uma ideia de como é importante ter um site, né? Mas me diga uma coisa: como as pessoas vão chegar até o seu site? Você concorda que somente ter um site não vai atrair (levar) as pessoas até ele? É nesta hora que entra a importância do anúncio, nosso próximo item.

 

 ...................................................................................
 

ANUNCIAR
 

O anúncio é a parte da sua divulgação que vai levar ao mundo o que você faz. Bem, não ao mundo inteiro, mas a quem te interessa. Então se você tem escola e,ou dá aulas, você precisa divulgar pra quem pode ser sua aluna; se você vende produtos pra Dança do Ventre, você precisa divulgar pra quem já dança poder se tornar sua cliente. Certo?

 

Tem uma frase que gosto muito, que acho que ela explica bem qual a importância de anunciar: “Fazer negócios sem publicidade é o mesmo que piscar para uma garota no escuro. Só nós sabemos o que estamos fazendo”. Stewart H Britt

 

Ou seja, de nada adianta você ser uma ótima bailarina, ter uma escola ótima, pintar lindos véus de seda, ou fazer figurinos encantadores, se o mundo não conhece estes seus talentos. Então funciona assim: Você precisa ser bom no que faz + precisa divulgar isso para o mundo. Não pode ter um sem ter o outro. (meu papel aqui é te ajudar a divulgar o que você faz!).

 

Quando você for escolher um veículo de comunicação pra anunciar, preste atenção nestes itens pra te ajudar a fazer a escolha certa:

 

-este veículo alcança meu público-alvo? Ou seja, as pessoas que quero atingir (pra que se tornem meus clientes) veem este veículo de comunicação? Por exemplo, não adianta anunciar aulas de dança em jornais de carro, que são direcionados mais ao público masculino.

 

-qual o alcance deste veículo? Por exemplo, se for um jornal de bairro, quantos exemplares são distribuídos por mês? Se for revista de Dança do Ventre, qual a distribuição por bimestre? Se for veículo digital, como o Central Dança do Ventre, quantas visitas ele tem por mês? Este alcance te dá uma ideia de até onde seu anúncio pode ser visto. Então pense assim: uma boa mídia pra anunciar tem grande alcance dentro do meu público-alvo: veja abaixo.

 

 

-conheço pessoas que anunciaram lá e estão satisfeitas com o retorno, qualidade e atendimento? Sabe quando vamos comprar alguma coisa na internet e a gente fica lendo os comentários? Então esta dica serve pra isso também: você colher as impressões de quem já foi cliente da mídia e ver o quão confiável ela é.

 

Estes 3 itens: Facebook, Site e Anúncios estão entre os 4 principais itens pra ter uma Divulgação boa na Dança do Ventre. Dei uma entrevista pra Nesrine no Programa Pausa em 2015 falando sobre isso, veja aqui pra saber qual é o quarto item.

 

Espero ter conseguido tirar suas dúvidas, mas se ficou alguma é só perguntar. =)

 

Agora é separar uma verba todo mês pra poder investir na sua divulgação e obter mais alunos e clientes. Afinal você escolheu trabalhar com sua paixão, e precisa prosperar.

 

Até as próximas dicas!

 

Mariana Lolato é fundadora e gestora do Portal Central Dança do Ventre. Cuida da conta dos clientes, do marketing do portal e sempre dá dicas pra quem vive da dança. 

 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

bailarina homenagem central danca do ventre cairo dança professora vídeos musicabailarina homenageadaliteraturaartigo arte brasil egitobailarina homenageada dança do ventrerevista