Esqueci minha senha

Vanessa Castro

Escrito por Equipe CDV

 

 vanessa-castro
 

 
1. Como começou sua história com a dança? Conta pra gente!
Minha história com a dança do ventre aconteceu muito por acaso... Desde pequena eu gostava muito de dançar e saracotear pela casa, eu era muito agitada! Depois da novela "O Clone" surgiu uma turma na escola municipal onde minha mãe dava aulas. Dai comecei a fazer aulas de dança do ventre para ver como era.

 

Comecei com 14 anos, em 2002, com a professora Juliane Alves. Desde então me apaixonei e nunca mais parei de fazer aulas.

 

Em 2005, passei a fazer aulas com a professora Rosemarie Castro, que era muito reconhecida em Curitiba, e com ela iniciei o caminho da profissionalização como bailarina e professora em 2007.

 

Eu sempre fui muito dedicada no colégio, queria estudar genética e ser uma grande cientista. A dança seguia paralelamente com meu processo de estudo, era um hobby. Porém com o passar dos anos, naturalmente a dança passou de um hobby para uma profissão e meus planos mudaram. Abri minha escola de dança um dia depois da minha formatura na universidade!

 

2. Qual espaço ela ocupa hoje em dia na sua vida e no seu coração?
A dança faz parte do meu dia a dia, não passo um dia sequer sem dançar ou ao menos pensar na dança de alguma forma.
A dança me proporciona a felicidade do compartilhamento com minhas alunas e público, me traz muitas amizades e momentos especiais!

 

danca_do_ventre

 

3. Como é conciliar duas profissões?


Não é nem um pouco fácil, exige muita dedicação e motivação.
Muitas pessoas acham absurdo ou impossível ter duas profissões e ser reconhecida nas duas. Mas isso é uma característica muito minha, quando eu me proponho a fazer algo eu quero fazer bem feito, da melhor maneira possível. Eu sempre fui muito ativa, sempre preenchi minha agenda com muitas atividades, tanto que no velho Orkut até criaram uma comunidade para mim "Vanessa e seu dia de 48 horas" rs.

Eu sou formada em Química Ambiental pela UTFPR e em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela UFPR. Fiz os dois cursos ao mesmo tempo, simultâneos à minha profissionalização na dança do ventre, inclusive a Banca da Khan el Khalili.

Eu, que inicialmente queria ser cientista e trabalhar com genética, acabei me apaixonando pela área ambiental, e trabalhar com isso passou a ter um propósito maior e a ser uma "missão de vida".

Hoje a minha rotina é trabalhar durante o dia na área ambiental (trabalho com recursos hídricos) e à noite vou para a minha escola dar aulas de dança. Aos finais de semana trabalho muito dando aulas, ensaios e fazendo shows.

Durmo pouco e trabalho muito, com pouquíssimos momentos de folga, mas faço tudo com muito amor e para mim parece que uma profissão completa a outra! Sou muito grata pelo que a vida me proporciona!

4. Este ano (2014) você fez sua primeira viagem ao Egito...e como foi?
Sempre foi um sonho conhecer o lugar e a cultura que represento com a minha dança. Fiz uma excursão esse ano com a Fátima Saraiva e fomos para Dubai, Líbano, Egito e Jordânia. Foi uma experiência única e inesquecível que quero repetir muitas vezes.
Apenas o fato de estar lá já tráz um amadurecimento e entendimento maior sobre a dança e tudo que está envolvido.

 

 

5. A gente nota sua busca constante e primorosa pela musicalidade.

Quando comecei a estudar não tínhamos o acesso a informações como temos hoje...já dancei muitas músicas de forma equivocada... mas estudando sempre vamos evoluindo e entendendo melhor o que afinal buscamos na dança!

 

Para mim é muito natural querer reproduzir o som da música com movimentos de dança. Acho tão lindo e rico quando podemos "entender" a música por meio da dança que assistimos! E esse é o caminho que escolhi para a minha dança.

 

Estudo muito a técnica e execução dos movimentos para que eles sejam "limpos" e "claros" e também estudo música árabe, ritmos, instrumentos e tudo mais que está envolvido. O estudo nunca tem fim, sempre há o que aprender, o que melhorar...esse processo é muito bom e é para a vida toda.

 

Vamos se emocionar com ela?

 
 

 

 

 

 

 
Vanessa Castro
Curitiba - PR
http://www.vanessacastro.com.br/

 

Vídeos


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

dança artebailarina homenagem cairobailarina homenageada vídeosrevista homenageada brasil central danca do ventre musica professora bailarinaliteratura egito dança do ventreartigo