Esqueci minha senha

O que dizer da Imersão com Hossam e Serena Ramzy?

Escrito por Equipe CDV

 

hossam_e_serena_ramzy

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Elas vieram de todos os cantos do Brasil: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília, Mato Grosso do Sul.
Algumas se prepararam por meses, outras decidiram de última hora. Algumas se conheciam antes, outras ficaram amigas depois.
Cada uma chegou com uma história e com algumas expectativas.

 

Mas todas abriram mão de muitas coisas pra realizar este sonho: deixaram marido, namorado, filhos em casa, deixaram alguém cuidando de suas escolas, conversaram com seus chefes.

 

Estas bailarinas e professoras se encontraram por 7 dias em agosto para a Imersão com Hossam e Serena Ramzy em Águas de Lindoia, interior de SP. 

 

O que uniu estas profissionais é o amor à dança e uma vontade enorme de aprender mais. De aprender música com o grande mestre egípcio Hossam Ramzy, conhecido no mundo todo, e de aprender a traduzir os sons com o corpo com a bailarina Serena Ramzy, a mais musical do mundo.

 

A semana foi regada de muito, muito conhecimento. De manhã aulas de derbak. E pode acreditar: as meninas terminaram a imersão tocando. Aqui o vídeo que não nos deixa mentir:


 
À tarde aulas de Dança do Ventre com Serena, trazendo toda sua doçura e tradução minuciosa dos sons. Sons que pareciam sair do seu corpo.  

 

hossam_e_serena_ramzy
 





 

 

 

 

 

Não, à noite não tinha descanso sem antes prestigiar o Sarau. Sarau regado a deliciosas danças, que arrancavam lágrimas e suspiros: a dança em sua essência e entrega. Sarau também regado a muitas histórias, esclarecimentos sobre ritmos e estilos de dança no Egito, com o grande Hossam que além de grande músico, é apaixonado por conhecer e divulgar a rica cultura do seu país.


hossam_e_serena_ramzy

 

 

 

 

 

 

 

Como disse a bailarina Karina Valentin (Bauru - SP) “Sabe porque chama IMERSÃO? Porque é um verdadeiro mergulho nas águas profundas da ARTE, do CONHECIMENTO, da INFORMAÇÃO VERDADEIRA, da DANÇA, da POESIA... Amando muito tudo isso! Gratidão e realização é o que sinto!”.


E tanto sacrifício parece que valeu a pena, porque nada paga nesse mundo todas as lições, cada parada do Hossam pra fazermos melhor, para nós nos concentrarmos mais, cada vez que ele pega em sua mão e te faz bater mais e mais forte no derbake e depois passar creme nas mãos e ver que está toda vermelha e dolorida. TUDO vale a pena, arrisque - se SEMPRE. A única coisa que pode te acontecer é melhorar cada dia mais.” Aline Cristina (Bauru - SP)

Bom, além de estudos e amizades, a Imersão despertou muitas emoções. "Absurdamente emocionada na Imersão...Resgatando a alma! Meu Deus, todo mundo deveria viver isso um dia... Cada dia melhor! Meu bom dia é este! Bailarina musical desde a essência!” Magda Nawar (Brasília - DF) 

 

Parece que o enriquecimento é tão grande que a Imersão parecia estar “fazendo a diferença acontecer dentro de nós, em nossa dança e enriquecendo os verdadeiros conhecimentos acerca da Cultura que representamos!” Paula Gobbo Chaves (Campo Grande - MS) 

 

Esta foi a segunda vez que Hossam e Serena Ramzy ministraram a Imersão no Brasil. A primeira vez foi em agosto de 2012. Ano passado eles estiveram no Brasil para Workshops e Shows em 4 cidades: Curitiba - PR, São Paulo - SP, Campo Grande- MS e Brasília - DF. Teve quem estivesse fazendo a Imersão pela segunda vez, né Triana Ballestá?

 

Todos estes eventos especiais com Hossam e Serera Ramzy no Brasil, sempre organizados e muito bem planejados pela bailarina e professora Dani Agnis. Desde que ela conheceu de perto o trabalho destes mestres, ela se apaixonou e estuda com eles. Mas sua paixão e vontade de espalhar este conhecimento é grande demais, por isso ela fica à frente desta empreitada trabalhosa, mas muito gratificante.

 
hossam_e_serena_ramzy
 
 

 
 
 
 
 
 
Ah, você deve estar se perguntando: por que em Águas de Lindoia? Porque lá a Dani Agnis encontrou um Hotel com a estrutura perfeita pra acomodar as participantes, pra acontecerem as aulas e os saraus, além disso numa cidade próxima à São Paulo, e de uma calma e uma beleza sem tamanho.

 

E você que ficou com vontade de viver esta experiência única, pode comemorar: em agosto de 2015 eles estão de volta. E logo você fica sabendo por aqui no Central Dança do Ventre.

 

hossam_e_serena_ramzy

  

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto isso, pra ouvir e dançar ao som das músicas do Hossam, não é preciso esperar ano que vem pra comprar seus CDs originais. Você comprar músicas avulsas ou CDs completos na Itunes Store. Aproveita!

 
 

 

Quer saber mais sobre a Imersão? Pergunta nos comentários!
Meninas sortudas que participaram da Imersão: o que ela significou na sua vida? 

 


Veja Mais ver todas +

Nuvem de Tags

central danca do ventre dança do ventre professora homenageada bailarina brasilrevistabailarina dançabailarina homenageadaliteratura vídeos arte musica cairo egitoartigo homenagem